Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sirvo a Deus a 27 anos, sou casado com a linda Cristiane Rodrigues, tenho dois filhos maravilhosos o Fellipe e o Murillo Henrique, sou pastor adjunto do Ministério Restauração da Fé, aqui em São Paulo e quanto mais o tempo passa mais me apaixono por Jesus Cristo e pela sua obra.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O CAMINHO DAS EXTERIORIDADES


“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles” (Mt 6.1)


A grande decisão do ser é em ser ou aparecer. Não é preciso dizer qual a decisão da maioria. Por esta razão penso ser propícia esta abordagem neste início de ano, no propósito de que você não faça parte desta maioria que escolhe sempre aparecer. Isto, porque, se a decisão for aparecer ao invés de ser, deve-se saber que este é o caminho das exterioridades, e, portando, quais são as suas dimensões. O caminho das exterioridades sempre será um:

Caminho de Inveja. Isto, porque, quem vive de aparências tende a desejar aquilo que se vê. Portanto, a inveja ou desejo de ter ou estar no lugar de outro vai se tornando um sentimento comum no coração de quem vive de exterioridades. Aprende-se a valorizar a estética, a aparência, o biótipo. Neste caso não se dá valor as virtudes. A exterioridade ainda nos conduz a um:

Caminho de Comparações. Quem vive apenas daquilo que se vê, vive se comparando, se medindo, se avaliando a partir dos outros. Se tudo é aparência para quem anda neste caminho, medir-se pela coletividade torna-se a regra. Não tem sido assim na igreja por exemplo. Não há mais individualidades sadias. Ou diversidades na unidade, conforme o NT, mas mediocridades [medíocre vem de médio, mediano, medir, comparar]. Tem sido assim a sua vida? Exterioridade também leva ao:

Caminho de Competitividades. É lógico que quem se compara compete. Não há como não desembocar neste estado de espírito competitivo num mundo de exterioridades. Pois num mundo de interioridades, onde os valores são internos, não há porque competir, até porque não há como medir. Já no mundo das exterioridades tudo é competitivo, pois tudo é visto e comparado, avaliado e medido. Exterioridade ainda conduz ao:

Caminho de Impressões. Impressões são deduções que se faz do outro a partir do que vê. O grande perigo das impressões é que na maioria absoluta das vezes elas são enganosas. Isto é: tudo o que se baseia apenas nas aparências terá sempre a tendência do engano e das ilusões. É semelhante à Denorex: parece, mas não é. Não maioria das vezes não é assim que agimos? Por último exterioridade desemboca no:

Caminho da Opinião Pública. É a partir daí que se vive apenas da opinião dos outros. O que dizem, pensam, falam, opinam, etc. Passa-se a não ter vida própria, mas vida coletiva. Deixa-se de ter vida privada para ter vida pública.

Portanto, o convite de Deus a você neste início de 2011 é para que faça um caminho para dentro. Ou seja: um caminho das interioridades. Um caminho do ser; e, não do aparece

Nenhum comentário:

Postar um comentário